Como perdi 10 kg e fiquei mais saudável?

O verão já está a bater à porta e o tempo está mesmo a demonstrar que ele está a chegar. Com ele, vem a preocupação de se ter um peso ideal!
É certo que no inverno há uma certa tendência para se engordar: dias frios pedem comidas mais aconchegantes e, com isso, mais calóricas. Depois, ainda temos a desgraçada no Natal, onde somos meninas de enfardar uma tonelada de chocolates e ficar a rir no fim.
No ano passado, por volta do mês de março, cheguei a atingir os 72 kg. A verdade é que o meu grande problema para ter aumentado tanto de peso foi abusar dos açúcares, comer como se não houvesse amanhã e beber muito pouca água.
Cheguei a ter de comprar calças no tamanho 42 e camisolas L e XL, em alguns casos. No verão, as minhas pernas, com o calor, começavam a inchar. Era ainda uma pessoa com um sistema nervoso um pouco "acelerado" e o meu metabolismo era mais lento que um caracol.

I agree with this. Tired of the tears and feeling depressed--so I did something about it! Love every second of the journey too!:

Foi na tentativa de aliviar o"nervosismo" que comecei a praticar desporto. E resultou! Comecei por fazer jogging, até porque perto de casa tenho um complexo desportivo com um circuito ótimo para se correr ou andar. Ainda que no início para correr 1km fosse um autêntico sacrifício, ao fim de dois meses, já corria o circuito de 4km à vontade.
Resultado? Além de me relaxar imenso, acelerou e muito o meu metabolismo. No primeiro mês, perdi 3kg sem ter de cortar em nada na alimentação. Continuava ainda a cometer "abusos alimentares", mas decidi que poderia emagrecer e zelar pelo meu bom peso sem ter de fazer dietas malucas.
Fiz, então, pequenas mudanças na minha alimentação. Passei apenas a beber refrigerantes aos fins de semana e em pouca quantidade (no máximo, três copos às refeições) e a beber muita mais água. A pele começou a ter um aspeto bem mais vistoso e sentia-me muito menos inchada. Quando saio à noite, opto muitas vezes por água com gás em vez de um refrigerante (como sou uma fã assumida de Água das Pedras e afins, não me custa nadinha!).
Troquei o leite meio gordo por leite magro e a verdade é que não noto diferença nenhuma em termos de sabor. Como nunca consegui beber leite simples, troquei o chocolate em pó que adicionava por café/cevada (e eu que adoro o cheirinho a café).
Quanto aos iogurtes, algo do qual gosto bastante, troquei os Danup (que têm uma quantidade abismal de açúcar!) por Mimosa Magro. Sinceramente, até acho estes últimos bem mais saborosos que os primeiros.

Hungry or Just Bored? | Rebel Dietitian, Dana McDonald, RD.:

Relativamente a bolachas e bolos processados (o meu maior pecado), bastou reduzir nas quantidades que comia e evitar tudo o que tenha chocolate, mas não quer dizer que por vezes não coma. Era menina de comer um pacote inteiro de bolachas e agora como, no máximo, umas 5/6 nos dias em que estou mais gulosa.
A fruta passou a ser presença mais frequente na minha alimentação. Antes, era capaz de passar um mês sem colocar uma fruta à boca! Agora, tento sempre comer uma peça de fruta, pelo menos. Vou variando entre maçãs verdes (só verdes! Não há cá vermelhas, reinetas e coisas do género, não gosto! É estranho, mas enfim!), laranjas, bananas (mas não abuso pois afetam e muito o meu trânsito intestinal), morangos e outras tantas frutas que são do meu agrado. No verão, isto acaba por não ser sacrifício nenhum até porque fruta fresca em dias de calor (sobretudo laranjas fresquinhas e bem sumarentas ou cerejas bem vermelhinhas) é do melhor que há!
Quando tenho de "pecar", faço-o, mas com moderação. Acredito que, se tudo for devidamente controlado, consegue-se manter o peso.
Apesar de quando ter entrado na universidade ter deixado de correr, vou fazendo alguma coisinha por pouco que possa parecer, desde subir escadas até ao terceiro andar (que, na verdade, fazia todos os dias quando estava em Braga), caminhar (que no Campus de Gualtar da UM faz-se e bem!) e uns quantos agachamentos, abdominais e flexões.
Já não sei o que é ter as pernas inchadas com o calor desde então e as calças 42 tiveram de ser todas apertadas (e, claro, a mãezinha ficou com um trabalhão dos diabos). Agora, quando vou comprar roupa, já consigo entrar em M's e, com sorte, em camisolas S (às vezes só não entro nestas por causa do para-choques ahahah).

The 5 Best Smoothie Recipes for Weight Loss5 Reasons Why You Should Eat Healthy Food4 Great Muscle Building Foods3 Great Forms of Weight Loss Motivation3 of the Best Weight Loss Diets5 Quick Weight Loss Tips That Can Help You Maximize ResultsSimple Tips to Lose Fat and Gain Muscle:

Sinto-me bem e a tendência é para continuar assim. Não foram precisos grandes esforços para passar dos 72kg para os 62... resumidamente, bastou mudar umas coisas quase insignificantes e, sobretudo, controlar as quantidades que se come. O peso é um mero número e o mais importante, no meio disto tudo, foi mesmo ter passado a ter uma alimentação mais saudável.
Já há algum tempo que as pessoas mais próximas de mim me dizem que estou bem mais magra e que gostam do que vêm. As pernocas e os braços estão mais fininhos, a barriga mais lisa e a pele mais bonita. Que mais se poderá pedir?
Para a mulherada que acha que está com uns kilinhos a mais, tentem ver o que de errado fazem na alimentação e fazer pequenas mudanças. Acreditem que farão umas grande diferença. Façam-no por vocês mesmas, para se sentirem melhor... porque se o fizeram para agradar aos demais, acabarão por desistir muito facilmente!

pinterest: @mylittlejourney | tumblr: @toxicangel | twitter: @stef_giordano | ig: @stefgphotography:
Não poderia terminar este post de melhor forma!

You May Also Like

4 comentarios

  1. Concordo. Se todas fizermos pequenas mudanças, os resultados estarão á vista e é meio caminho andado para o resto da motivaçao fazer o resto ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Pequenas mudanças fazem grandes diferenças :)

      Eliminar
  2. Parabéns!! Mas não te esqueças que não é o número na balança que interessa mas sim como te sentes. 😊
    Beijinhos
    Joana
    http://www.curlyhairandlipsticks.wordpress.com

    ResponderEliminar