Escapadela | Museu FC Porto

Sou uma adepta (perto do "adepta aferroada") do Futebol Clube de Porto desde que me conheço como gente. O Estádio do Dragão já é bem conhecido da minha parte, mas faltava-me conhecer os cantos à casa e visitar o museu.
Juntando isto a uma promoção feita a estudantes nas férias da Páscoa, lá fui eu, finalmente, visitar o estádio mais bonito de todos.
Até à data, só tinha feito um tour ao Estádio da Luz (achei-o interessante, mas está longe de chegar aos calcanhares do do Dragão, sorry), mas não há nada como entrar na casa onde te sentes mesmo bem, não é verdade?
Fiz o Tour Museu+Estádio e a verdade é que desde o primeiro ao último minuto que parecia uma autêntica criança naquele mundo. É interessante como em momentos como estes te dás conta que gostas mesmo do clube, talvez mais do que aquilo que pensavas. Afinal, eu sempre cresci a torcer por ele!
O Museu conta com a exposição de todas as taças conquistadas pelo clube nas mais variadas modalidades, conta a história desde o seu início com muito detalhe e conta com vários conteúdos interativos que fazem deste museu super apelativo e nunca aborrecido. O único senão é o facto de o museu ser escuro, o que impossibilitou de se tirarem fotos 100% decentes, mas compreendo que isto não seja por um mero acaso.
Gostei do ideia de definirem o percurso do museu com base na duração de um jogo de futebol. Começamos com "Início do Jogo", passamos pelo "Fim do 1º tempo", o "Descanso" e assim sucessivamente até ao "Fim de Jogo", que acaba da melhor forma!


O Mister José Mourinho


O disco original com o Hino do FC Porto, de Maria Amélia Canossa (que é só o hino mais giro de todos, logo a seguir à A Portuguesa).

Várias taças do Campeonato Português e da Taça de Portugal
A taça que tanto queria ver! A da Liga dos Campeões de 2004, que foi ganha frente ao Mónaco, em Gelsenkirchen :)

Taça Intercontinental, outra que tanto desejava ver :)

Delirei com este autocarro!

É como se estivesse em casa :)


Vitor Baía no Onze Ideal, onde também estavam jogadores como Deco, Hulk e Ricardo Carvalho

Depois da zona de descanso (com direito a bancos)...


Maqueta do Estádio das Antas

A evolução das camisolas
O Museu termina com os famosos 92 minutos, em que o Benfica perde frente ao Porto e Jorge Jesus se ajoelhou no relvado :) Esta está de mestre!

Visando não deixar este post demasiado longo, as imagens do Tour ao Estádio estão reservadas para o próximo post :) Não percam!

Quem já visitou o Museu do Futebol Clube do Porto?

You May Also Like

4 comentarios

  1. O estádio do dragão é o MAIS LINDO de todos! Sou apaixonada, completamente!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não sou portista mas o meu namorado é, um dia destes vamos lá visitar o museu.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar