Campeões! Portugal!

Tantos anos à espera. Foram já muitos campeonatos passados a desejar que este momento chegasse. Finalmente, somos campeões europeus! Campeões! Campeões! Ouviram bem, sim! Campeões, nós, Portugal!
Foram milhões de pessoas a soar com isto. Foram milhões as vozes que cantaram A Portuguesa na esperança de ver erguida taça em nome da nossa Pátria.
2016 foi o ano, França foi o país onde iríamos colocar os olhos. De repente, num 10 de julho de 2016, Portugal parou, literalmente. Olhos postos nos ecrãs, alma no Stade de France, coração a todo o gás perante aqueles 11 no campo e mais todos aqueles que no banco se encontravam.
A Portuguesa soa no estádio e milhões de vozes ecoavam em todo o mundo. Os portugueses faziam-se ouvir, demonstrando ao mundo a nossa origem e a nossa força. Garra, muita garra e fome de vencer.
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1... dá-se o apito inicial. O início de uma grande viagem. Para trás, deixamos momentos de muita felicidade e, sobretudo, muitos nervos. Chuta aqui, chuta ali, passa um e outro.
Éramos 11 milhões a desejar o maldito caneco que em 2004 nos havia escapado por pouco. Éramos 11 milhões a suspirar, a desesperar.
De repente, um dos nossos maiores ícones cai ao chão. Caiu Ronaldo e Portugal assusta-se. Caímos todos por instantes, prevendo já o início daquilo que poderia ser um pesadelo. E agora? Vai Ronaldo, tu consegues. Ele sai, ele entra e joga mais um instante. Não aguenta. No chão, chora como nunca. Chora Ronaldo e chora Portugal. Um balde de água fria e uma quase raiva aos franceses. Não te preocupes, Ronaldo, vamos conseguir. Acabou-se, já não temos Ronaldo. E agora? E agora? Calma, ainda podemos ganhar... vamos lá, rapazes!


O Pepe motiva os colegas, o Nani faz o mesmo e entra o Quaresma em campo. Há ainda muito tempo para vencer. Vamos rapaziada! Joguem! Comam relva, mas dêem-nos o caneco!
Cai um português e o amarelo para o francês onde anda? Seu filho da mãe... seu desgraçado de árbitro! Marcas tudo a nós e nada a eles! Mas que palhaçada é esta?!? O Mister Fernando Santos revolta-se! Revolta-se todo um país! E a raiva e a garra aumentam... os minutos passam, a bola à baliza segue e nunca entra. Oh Nani estavas tão perto! Aaaaahhhhhhh!
Os 90 estão pertíssimo... e um AVC nacional! Grizzman quase marcava! Ufa, ufa, vamos lá rapaziada! Mais um bocadinho! Piiiiiii! Vamos a prolongamento!
Está tudo parado... irrequietos, nervosos e a suspirar pelo título. Assim está toda uma Nação! Vamos lá rapazes, vamos conseguir!
E vê-se o Ronaldo no banco. Ronaldo, o treinador! Ronaldo, o psicólogo! O rapaz não para! São dois homens a berrar para dentro do campo! Mister Santos e Ronaldo! Eles não param! Erguem-se braços, soltam-se as vozes.
A bola rola em direção a Lloris, à baliza francesa. Então, Tugas, força nisso! Vai, vai, vai.... vaiiiiii, Goooooooooooolllllllllllloooooooooooooooooo! Golo! Golo! Golo! Golo! Golo! Golo! Golo! Golo! Éder! Éder! Éder! Éder! Éder é a esperança! Esperança! Perto, estamos perto! E toda a voz existente e toda a que pensávamos que não haveria soltam-se. Portugal fica eufórico! Olhem o sonho mais perto! Olhem! Um gigantesco grito repleto de lágrimas de felicidade! É agora! É agora!


Vamos rapazes, aguentem-se mais um pouco! Vamos, vamos! E rola a bola... rolam os nervos, agarram-se os cachecóis como nunca fizéramos antes. Aiii daquele que descola os olhos do ecrã! Vamos, vamos! Um minuto! E o coração vai-se enchendo de tanta alegria! Vamos! Vamos! Vamos! Trinta segundos! Arrrrrgggggghhhhh é agora caralho! Vamos, vamos!
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.... Campeões, campeões, nós somos campeões! Portugal entra em festa! É nosso! É nosso! O momento tão sonhado e ansiado por todos chegou! Campeões europeus! O caneco é nosso!
Ronaldo chora de felicidade e toda a Nação o acompanha! Rapazes, conseguiram! Obrigado, obrigado, obrigado!
A noite vai ser longa! Festa, festa, festa! Saem bandeiras, cachecóis, sai o mundo português à rua! Custou imenso, mas conseguimos!
Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Tomai lá franceses! Toma! Toma! Tanta coisa mal falaram de nós! Quem são os "degueulasses" agora, ah?!? É nosso! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões!

Oh Mister, tu bem avisaste! Só vinhas dia 11 de julho embora. E vieste com a taça em mãos! Não falhaste! Poucos confiaram em ti quando o disseste! Eu fui uma delas, não confiava! Tiro-te o chapéu! Cumpriste!
Oh Ronaldo... vês?!? Vês?!? Já tens um título a serviço da seleção! Tranquilo! Este já ninguém te o irá tirar! Eu sei que te viste perante aquele pesadelo de falhar a final do Euro, tal como em 2004. Nesse aí choraste de desilusão, hoje, agora, choras de felicidade! Choramos todos contigo! Choramos de felicidade e de orgulho!
É lindo, é fantástico como todo um país, toda uma Pátria se une em torno de uma causa. Unidos pelo futebol! E já não há problemas que nos atormentam! Já somos outro país! Ganhamos mais vida! Somos um povo renovado de esperança! Não seremos os mesmos de outrora! Temos muito mais orgulho! Ainda mais do que tínhamos, como se isso fosse possível, mas é! Portugal! Portugal!
Orgulho português! Não se explica! Só quem é português é que sabe! Sorte é sermos portugueses e não sermos de outra nação qualquer! Do país do Fado! Do cantinho! O cantinho pequenino que é gigante e somente nós, portugueses, é que o sabemos! Esse paraíso! Esse país cuja língua tem a imensa e gigante palavra que não se traduz, Saudade! Somos dessa grande Nação com esse grande segredo!
Temos um grande segredo! Temos um segredo! E esse segredo chama-se PORTUGAL! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! Campeões! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL!


E esta sou eu, numa gigante tentativa de passar toda a felicidade que sinto! Campeões! Faço-o com as palavras, porque de voz não me é possível neste momento. Perdi a voz de tanto gritar pelo meu país! De tanto gritar pelo grande feito destes nossos homens!
É uma felicidade repleta de sorrisos e lágrimas, incluindo euforia. Portugal é campeão europeu!
Agora continuemos a celebrar! Portugal allez! Portugal allez! Portugal allez! Portugal allez!

You May Also Like

2 comentarios

  1. Fez comichão a muita gente mas é nosso...nosso por mérito! Mas o que me chateia mesmo é o mau perder de alguns. Seja em que área for...como isso me mete confusão. Mas é nosso...NOSSO!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar