Atividade física? Hoje é o dia dela!





Celebra-se hoje o dia mundial da atividade física e parece que o tempo está propício a isso mesmo! Como eu adoro o sol, a vida até parece que corre bem melhor.

Já é sabido que a "moda" (eu diria mais que é uma mudança de hábitos da sociedade) de praticar desporto veio para ficar. Agora é super normal vermos pessoas de todas as idades praticarem qualquer tipo de desporto, seja ele fazer jogging, ir para o ginásio, jogar futebol ou até mesmo fazer uma simples caminhada.
Da minha parte, sempre fui tendencialmente uma "couch potato". Era capaz de passar praticamente dias inteiros sentada, ora a ver televisão, no telemóvel ou no computador... ou até mesmo estar sentada simplesmente por estar.
Atualmente já faço longas caminhadas, corro e faço cada vez mais exercício, aliando sempre a uma alimentação mais saudável. Sim, fala a rapariga que praticamente bebia refrigerante todos os dias, degolava bolachas e passava meses sem comer uma peça de fruta. Até aos 14 anos foi tudo bom, comia o que me apetecesse e continuava magrelas, mas eis que as mudanças do corpo vindas da adolescência "alargaram" o meu corpo. Comecei a engordar mesmo muito (12kg! ME-DO! Passei dos 59kg para os 71kg).
Esta mudança de hábitos começou basicamente no início do verão do ano passado. O meu pai lá meteu na cabeça que tinha que começar a fazer caminhadas já que sentia que estava a ficar muito "enferrujado". Assim foi, ele começou a fazer caminhadas e eu comecei a acompanhá-lo apenas por brincadeira. Fiquei chocada na minha primeira ida com ele: fiz 5km e parecia que tinha feito uns 50. Fiquei mesmo muito cansada. Mentalmente, soaram os alarmes... eu tenho que mudar isto! 
Cismei mesmo com isto e quis contrariar esta minha tendência de ficar ferrugenta ainda tão jovem. Comecei a caminhar todos os dias e as mudanças foram imensas ao fim de pouco tempo. Comecei a perder algum peso, a perder volume das pernas (que eram rechonchudas) e a dizer adeus a um bocadinho do meu pneuzinho. Vi também o meu trânsito intestinal regular-se bem melhor (o que eu sofria com isto!) e a ver surgir uma barriguinha "quase tablete" (coisa que nunca pretendi, mas ela cá mora).
Depois tudo começou a acontecer naturalmente. Já depois de ter feito muitas caminhadas, decidi começar a correr aos poucos. Hoje já estou nos 4km e meio de corrida sem parar e pretendo alcançar mais.
Encontrei na corrida mais do que uma forma de ser mais saudável... encontrei uma das terapias perfeitas para a minha tendência de ser naturalmente acelerada e nervosa. Aprendi a controlar-me, a ser mais positiva e a enfrentar desafios sem medo.
Aliado ao início da atividade física, a minha alimentação sofreu algumas alterações. Foram coisas tão simples como passar a beber refrigerantes apenas aos fins de semanas, evitar ao máximo os bolos processados, beber muita mais água, trocar os iogurtes "normais" pelos magros (mas tendo sempre em conta os rótulos, que há iogurtes magros que são menos saudáveis que normais), o leite meio gordo pelo magro, comer pelo menos uma peça de fruta por dia, etc, etc, etc.
É verdade que tudo isto não me fez voltar a ser a Andreia magrelas que era há uns anos atrás. Mas é verdade que sinto-me muito mais leve e saudável e tenho mais energia. Já estive para fazer um post dedicado a estas minhas mudanças alimentares, quem sabe se um dia destes não o faça... não são mudanças radicais, nem que impliquem custos avultados em alimentação. Não como dessas sementinhas que agora meio mundo fala, nem claras de ovo ou farinhas do não sei do quê... acho que não é necessário mexermos assim tanto nos nossos hábitos para sermos mais saudáveis.
Voltando novamente à atividade física (já me dispersei um pouco), não necessitamos de muito para praticarmos alguma atividade. Até em casa, com "meia dúzia de minutos", podemos fazer algo por nós mesmos.
Deixo-vos aqui algumas sugestões, que eu mesma já pratiquei:

Level one exercise plan, snag a PDF download of this routine on my blog.: 8 Minute Abs Workout Poster for Women. #AbsWorkout #exercise #fitness:

Cardio & Bodyweight Exercises!:

You May Also Like

6 comentarios

  1. Oi!
    Que legal, eu não pratico atividade física, preciso começar a fazer! Sempre quando faço caminhada, vou na primeira semana, depois desisto.
    Adorei o post <3
    O seu blog é lindo, já estou seguindo! Segue o meu?
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que se ganhar força suficiente para seguir durante muito mais tempo :)

      Eliminar
  2. Eu não pratico, mas devia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu vou praticando mas há fases que nada me puxa ! Mais um excelente post de incentivo ;) boa Andreia ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também me é complicado, especialmente quando chove, só me dá vontade de estar aconchegadinha. Mas com espírito de sacrifício tudo se consegue!

      Eliminar