Movie # 14



Goodbye Lenin! (2003): A 7 de outubro de 1989, Alexander, durante a celebração dos 40 anos da República Democrática da Alemanha, sai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo, reivindicando liberdade de expressão. Aos manifestantes juntar-se-á a sua mãe, Christiane, uma professora identificada com o regime de orientação soviética. 
Alexander acaba por ser preso pelas autoridades e a mãe, vendo toda aquela situação, sofre um ataque cardíaco. Ela fica em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse, de forma a evitar que ela sofre um novo ataque.
______________________________________

Para quem gosta desta parte da história mundial, aconselho vivamente este filme. A caracterização das duas Alemanhas é bastante pormenorizada e concreta, levando a entender de forma simples o modo de vida daquele país antes da Queda do Muro de Berlim.
A personagem Alexander tem grande destaque dada a dedicação para com a mãe. Ele fez imensos sacrifícios para evitar a todo o custo que a mãe se inteirasse do que se havia passados enquanto esteve em coma. Um filme realmente bom.

You May Also Like

9 comentarios

  1. Olá!
    Gostei muito do post, o filme parece ser muito bom :)
    Beijinhos ♥

    Blog Mãos de aranha | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o filme e parece bem interessante.

    Bjokas e bom feriado,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sheyla Xavier @ Mesmo quem não goste muito de história, também se pode gostar:)

      Eliminar
  3. Obrigada pela dica Andreia! ;)
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar do filme.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa Sá @ Eu já, mas tinha vindo sempre a adiar a visualização do filme

      Eliminar