Escapadela | Romaria Sra. da Agonia'15 # Dia 1

Mais um ano a marcar presença na Romaria que eu mais anseio durante todo o ano. A Romaria da Sra. da Agonia tem-me um sabor muito especial, ainda que eu não saiba muito bem explicar semelhante facto.

Não sou minhota, é verdade, mas identifico-me muito com o Minho e com a sua gente. E em Viana eu sinto-me bem, nunca me canso de visitar a cidade; é como se de mim eu tivesse uma costela vianesa (talvez tenha).
Foram dois dias non-stop, a viver o melhor que esta romaria tem e que sabe cativar gente vinda de todo o lado (estima-se que 1 milhão de pessoas passe pela romaria nos quatro dias).

Dia 1
Chegou-se a Viana bem cedo para não se perder nada. Lá fomos nós dar corda aos sapatos e correr as ruas do centro histórico, onde se encontravam os tão vistosos tapetes de sal. A verdade é que a realização dos mesmos é de uma perfeição que surpreende. Nada é deixado ao acaso, os temas de cada tapete da rua são pensados ao máximo pormenor e isso é notório quando se contemplam estas obras de arte.
Até as varandas são objeto de obras de arte! Ora umas são decoradas com temas náuticos, ora outras são uma montra orgulhosa do artesanto de Viana e da Sra. da Agonia. 







A tarde contou com mais uma demonstração de orgulho das gentes de Viana para com a sua terra e a Sra. da Agonia. Foi tempo de ver a procissão ao mar, um verdadeiro espetáculo sobre o rio Lima, que banha Viana do Castelo. Nem o calor que se fazia (e o vento que fazia voar chapéus) afastou população.



E à noite foi tempo de ver o já tradicional concerto do Augusto Canário e Amigos no campo da Sra. da Agonia (e sim, eu lá tive pachorra para ouvir o homenzinho - apenas porque cantou as duas canções que são verdadeiros hinos a Viana).

"Viana está cada vez mais bonita
Quem gosta vem, quem ama fica
Viana do Castelo é uma paixão
Viana fica no coração..."




Brevemente chega o post acerca do dia 2 de Romaria.... 

You May Also Like

2 comentarios

  1. Nunca fui a Viana, mas parece um local lindo :)
    Fica lindo assim com tudo enfeitado :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês S @ Viana é um local simplesmente fabuloso! Para mim, é dos locais mais belos que temos no nosso país. Viana tem uma cor especial :)

      Eliminar