Escapadela | Bruxelas

Oh sim... Bruxelas, minha bela Bruxelas que oficialmente me fizeste apaixonar de uma forma que mais nenhuma cidade o fez!
Finalmente, tive a oportunidade de visitar de forma decente a capital belga e, é claro, comecei a visita na cidade no Parlamento Europeu. A zona envolvente ao Parlamento e edifícios de apoio é gigante, quase que se pode afirmar que é uma cidade dentro de outra cidade.
É um edifício repleto de vidros aos quais é possível observar o interior desse pequeno mundo que alberga aquele gigante edifício, dos mais altos de Bruxelas.
Se pelo exterior deixa-nos surpreendidos pela dimensão à qual as televisões não a demonstra, no seu interior é de se ficar de queixo caído perante tal organização espacial e equipamentos. Não é permitido fazer fotos no seu interior, mas cá deixo-vos o exterior e o meu testemunho que lá dentro esteve e teve o privilégio de se sentar justamente na cadeira onde o Presidente do Parlamento, Martin Schulz, se senta em todos os plenários. É inesquecível e um dos locais a visitar para quem se interessa por política, como eu, e pelos assuntos da Europa.



Não muito longe e também merecedor de destaque, está o edifício da Comissão Europeia. Situa-se na Avenida Schuman, com duas estações de metro a seu serviço, estradas feitas de modo a poderem se cortar duas faixas em caso de visitas oficiais e uma rotunda preparada para os jornalistas nos seus diretos. 
É mais um dos imensos edifícios vidrados daquela zona que alberga todas as secções da UE, de arquitetura moderna, que se funde numa arquitetura de estilo clássico, característica desta cidade.


Passando, agora, para monumentos e lugares de interesse turístico na cidade da cerveja belga e do bom chocolate, o "Parc Cinquantenaire" é um destino obrigatório na visita a esta cidade. O arco do Triunfo (que eu digo ser primo do arco do triunfo de Paris) impõe-se por entre grandes jardins abertos ao público por parte da monarquia belga. É o pulmão da cidade e local de eleição para o jogging. 
Por cá também se pode ver o Museu Real da História e Armada Militar, assim como o Jardim das Sepulturas do Cinquantenaire, onde alberga sepulturas de militares que faleceram ao serviço da Bélgica.


O Palácio Real de Bruxelas, residência oficial da família real belga, ergue-se no lado oposto da rua onde se encontra o Parlamento belga, separados pelo Parque de Bruxelas. Os seus gigantes portões e labirintos no jardim destacam a fachada mandada construir por Leopoldo II, em 1900. Contudo, a estrutura original remonta aos finais do século XVIII.


Para a noite, há que deixar a visita à "Grande Place" de Bruxelas. É a maior praça de Bruxelas e nela se situam o Hotel de Ville, a Casa do Rei, a Câmara Municipal e o Hard Rock Caffe. É considerada Património Mundial da UNESCO desde 1998 e, segundo estudos, é o primeiro destino a visitar pelos turistas. Contém, maioritariamente, edifícios de estilo neo-gótico, como é o caso da Casa do Rei.
É também na Grand Place que o tradicional Pinheiro de Natal é colocado, assim como são realizados de forma complementar, o presépio vivo, espetáculos de luz nos edifícios e espetáculos de rua.


Na rua que conecta esta praça à famosa fonte "Manneken Pis", encontra-se o Hotel Amigo, dos mais antigos da cidade, assim como a estátua de Everard'T Serclaes. Segundo reza a lenda, esta mulher foi uma cidadã de Bruxelas e que ajudou a que a cidade não fosse conquistada pela Flandres. Todas as pessoas que passam pela rua passam a mão desde a cabeça aos pés porque dizem dar sorte. (Eu bem que passei duas vezes, as mesmas que passei naquela rua...)
Quanto ao Manneken Pis, existem várias versões para a história: uma delas diz que foi um rapazinho que apagou um incêndio através da sua urina; outra versão diz que este menino era filho de um duque e que foi apanhado a urinar no meio de uma batalha contra uma árvore. Não é uma fonte grande, encontra-se numa esquina em pleno cruzamento de ruas e, quem não estiver atento, passa por lá e nem se dá conta da estátua de bronze.




Obviamente que tinha que provar os famosos "gaufres" e escolhi um com morangos e chocolate quente! Benditos 5,50€ dados pela aquela iguaria muito deliciosa, de fazer crescer água na boca a qualquer um!
Por último e não menos importante, falo-vos da Catedral de Saint Michel e Saint Gudula. É uma igreja católica romana, construída entre os séculos XIV e XV e ergue-se no Monte Trurenberg, em pleno coração de Bruxelas.
Na zona envolvente encontra-se o Banco Nacional de Bruxelas, a Unicef e a estátua da "Femme Drapee".


Não podia terminar este post sem vos falar da maior aventura por aqui vivida! Foi na "Taverne Cercueil" (Taberna do Caixão) e é um ponto de referência para a maioria dos turistas da cidade. É um pequeno bar em que as suas mesas são urnas (urnas de verdade!), com esqueletos e apenas com um vidro por cima onde se pousam os copos... no geral, os copos têm a forma de uma caveira! 
A carta de bebidas é original tal como o bar, desde o sangue do diabo (traduzindo de forma literal), até à galinhola, passando pela bruxa malvada. A música de fundo é típica de um funeral e está-se ali num ambiento escuro e misterioso. Quase que podemos dizer que é uma casa assombrada em plena cidade de Bruxelas! São mais as pessoas que entram para ver o bar que aquelas que por lá permanecem para beberem um copo.
A única foto que ficou decente e percetível no meio de um
bar apinhado de gente!

You May Also Like

0 comentarios