Escapadela | Romaria Sra. D'Agonia '14

O sábado passado foi dia de rumar a Viana de Castelo e cumprir a tradição de todos os anos pôr os pés na Romaria da Sra. da Agonia, que dizem ser a maior de todo o Portugal.
Era dia de festival de concertinas, cortejo etnográfico e festa do traje, por isso, houve muito que ver e explorar na cidade vianense, banhada pelo rio Lima.



Na hora do cortejo etnográfico, as ruas de Viana estavam "à pinha", era gente em tudo o que era sítio, aquilo impressionava mesmo pois no período da manhã, a festa não parecia ter assim tanto público como aquele que assistiu ao cortejo. Foi caso para perguntar: de onde saiu tanta gente?
O cortejo era constituído por carros alegóricos alusivos aos símbolos que marcam a cidade de Viana (a pesca, o traje à vianesa, a gastronomia, os monumentos, etc.), assim como tudo o que é característico da cultura minhota. É óbvio que não faltaram as concertinas, os ranchos folclóricos, as casas em pedra, o linho, a agricultura...



A noite foi de festa, típica festa minhota que faz desta região uma zona diferente das demais em Portugal: música, muita música, ruas cheias de gente a cantar e a divertirem-se à volta de uma mesa farta de comida tradicional.
Pela primeira vez em tantos anos, consegui uma foto junto aos gigantones tão característicos desta festa.


Para quem gosta da cultura minhota e da sua gente, digo já que esta é uma festa a frequentar!

Beijinhos,
Andre(i)a

You May Also Like

0 comentarios